“É muito melhor se arriscar por coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória nem derrota.”

Theodore Roosevelt

sexta-feira, 1 de julho de 2011

NOVELAS DA GLOBO, DO ENTRETENIMENTO AO DESSERVIÇO.


 A Qualidade da Rede Globo de Televisão é indiscutível.

Considero a tradicional emissora carioca como padrão de excelência empresarial.

Seu staff televisivo é referência de informação, entretenimento e de prestação de serviços. Seus tele-jornais têm uma profusão inigualável de exatidão, de confiabilidade e de crédito.

Enfim, existe um "padrão globo" de fazer Televisão.

Mas isso não dá direito à emissora dos "Marinho", de distorcer o mundo, de criar realidades paralelas e, principalmente, de corroer a cabeça das pessoas, plantando informações mentirosas, levianas e, sobretudo, COVARDES.

Covardes, sim, porque se aproveitam de todo o "crédito a priori" que acompanha o marketing global para fazer nascer ou reforçar preconceitos, ódios ideológicos e animosidades entre as massas e as instituições nacionais.

A Covardia, dessa vez (como em tantas outras vezes), é dirigida contra a Polícia, mais especificamente contra os policiais militares de todo o Brasil.
É inegável que o policial brasileiro, tradicionalmente achincalhado pelos meios de comunicação, tem sua parcela de culpa nas reiteradas críticas pelo caos na segurança pública, e principalmente, por parte da desconfiança que cerca a profissão, seja pelos casos de corrupção policial, seja pelo abuso de poder e violência policial.

Agora, dizer que a corrupção e afazeres subalternos são atividades inerentes à PM, é covardia!
É Covardia, porque não é verdade!
É Covardia porque trata a exceção como regra.
É Covardia, porque inverte a ordem natural das coisas, retirando do policial brasileiro sua legitimidade presumida, para fazer dele um ente simbólico de perversão, violência e corrupção.

Corrupção é coisa da PM!

Nosso heroi, agora, é o bandido!

Ladrões e Estupradores são os novos mensageiros da Lei...

Quem é você, Globo, pra erigir esse novo padrão de moralidade?

Curioso é que não me lembro de alguma novela ter classificado o gênero "Atores e Atrizes" como ASSASSINOS NECESSÁRIOS depois de o ator da Globo Guilherme de Pádua ter matado a tesouradas a atriz Daniela Perez!

Não me lembro, igualmente, de alguma novela ter reclassificado a classe dos jornalistas como SANGUINÁRIOS ASSASSINOS quando Pimenta Neves ceifou a vida da também jornalista Sandra Gomide.

A Lógica global é:

Existe Corrupção nas Polícias.
PMs são policiais.
Logo, PMs são corruptos.                             

Ora, Globo, esse silogismo malígno é a sua lógica? 

Se não me engano, a lógica do silogismo é ser genérico e abstrato, ou seja, se uma premissa absoluta vale para a PM, vale, na igual medida, para o Ministério Público, para o Judiciário, e inclusive, pra você, Globo!

Assim sendo, poder-se-ia dizer:

Guilherme de Pádua era ator da Globo.
Guilherme de Pádua é assassino.
Logo, os atores da Globo são assassinos.

Sei que, às vezes, esse acesso de leviandade, pode refletir apenas a opinião ou o ranço de um ou outro produtor, diretor ou novelista. Mas onde está o padrão globo de excelência, de revisão editorial, enfim, o decantado "compromisso social" da emissora?

"Obrigado", Globo, pelo desserviço prestado ao País!
       

2 comentários:

  1. muito bom este texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Indiscutivel quando a sociedade esta na merda a primeira a ser chamada e a pm

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário Aqui!